Dicas Para Festas - Salgados Doces & Cia

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Dicas Para Festas


Quantidades por pessoa - como calcular


Salgados e canapés: Dependerá muito do tempo de duração de sua festa, lembre-se que se a festa durar mais os convidados comerão mais.
Se a sua festa tiver uma duração entre 04 a 05 horas calcular 12 salgadinhos por pessoa e 04 canapés.
Não se esqueça tambem de calcular a idade de seus convidados, uma festa com muitas crianças deverá ter menor quantidade de comida do que se forem todos adultos.

Pratos quentes: Obviamente deverão ser calculados para todos os convidados, ou seja 01 prato por pessoa e ainda uma quantidade extra de 10% para o caso de alguem querer repetir o prato.

Churrasco: será necessário um minimo de 300 gramas de carne por pessoa(no total entre bovina, frango e suina), note que esta quantidade é minima, em nossos churrasco trabalhamso com 500 Gramas por pessoa.
100 gramas de farofa, 100 gramas de molho vinagrete, 100 gramas de salada de maionese e 100 gramas de salada verde.

Almoço ou jantar: 50 gramas de arroz cru, 300 gramas de carne(seja ela qual for) 150 gramas de legumes ou verduras

Docinhos: 04 unidades no minimo por pessoa, o ideal será ate 06 unidades

Bem casados: 01 unidade é o minimo que se espera, porém uma quantidade extra para quem pedir um a mais é recomendável.

Bolo: Calcula-se 100 gramas por pessoa e apesar de parecer pouco, se voce tiver outras opções como docinhos por exemplo certamente irá sobrar bolo ao final da festa, mas quem não gosta de bolo no dia seguinte, não é mesmo?

Pratinhos e garfinhos descartavéis: 02 conjuntos por pessoa é melhor sobrar do que faltar.

Copos descartáveis: 05 unidades por pessoa

Guardanapos: 05 unidades por pessoa caso sejam colocados nas mesas, se for utiliza-los para servir salgados na forma de coquetel volante 15 unidades por pessoa, pois o normal é utilizar um guardanapo a cada salgado.

Bebidas: Está parte é a mais complicada pois dependerá de alguns fatores como a tempetarura do ambiente, certamente no calor a quantidade consumida é maior.Portanto as quantidades serão baseadas em situação de temperatura nem muito fria nem muito quente, nada melhor que usar seu bom senso. Afinal voce conhece seus convidados melhor do que ninguém

Refrigerante: 600 ml por pessoa
Agua: 200 ml por pessoa
Vinho Tinto: almoço ou jantar 01 garrafa a cada 04 pessoas, coquetel 01 garrafa a cada 02 pessoas
Espumante, champanhe ou proseco: Se for para brinde 01 garrafa a cada 08 pessoas, se for servir durante a festa 01 garrafa a cada 02 pessoas
Uísque: 01 garrafa para cada 08 pessoas
cerveja: 04 latinhas ou 02 garrafas por pessoa. Lembre-se de quem voce estará recebendo quem conhece seu convidado é voce.

Muito importante:

Pense muito bem no tamanho do local antes de fazer a lista de convidados, nada mais inconveniente do que seu convidado ter que ficar do lado de fora por não caber no salão, ou o buffet não conseguir alcançar algum convidado para servi-lo.
Não se esqueça de dar atenção á todas as pessoas que estejam na festa, mesmo aqueles de quem voce não gosta muito ou que não tenham sido convidados.
Se sua festa tem horario para acabar em razão do buffet ou do salão, nunca se esqueça de colocar no convite os horários de inicio e principalmente do término da festa, para evitar constrangimentos.
Evite ao máximo entrar na cozinha para não atrapalhar quem está trabalhando, lembre-se que deste trabalho depende o sucesso de sua festa, se precisar algum serviço extra-festa, como aquecer uma mamadeira por exemplo, peça a alguém de dentro da cozinha.
Se voce contratou uma empresa para fazer sua festa, relaxe e curta, não ha a minima necessidade de avisar ao buffet a cada convidado que chega, eles estarão atentos e esperam sempre os cumprimento antes de começar a servir quem chegou.


Qualquer duvida estamos a sua disposição.




Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal